home / regiões

conheça
nossas regiões

Conheça abaixo as cidades que fazem parte da região dos Cânions do São Francisco e que temos representantes no Trade

Com cenários imperdíveis, sabores marcantes, arte e história surpreendentes, Delmiro Gouveia tem um grande potencial turístico. Localizado no Alto Sertão de Alagoano, tem a caatinga como bioma, com suas cores, texturas e aromas característicos. O Rio São Francisco, que banha suas terras, traz consigo uma infinidade de atrativos, como seus cânions, passeios náuticos, sítios arqueológicos (com suas pinturas rupestres), trilhas ecológicas e esportes radicais, como o rapel, oferecendo ótimas opções turísticas aos visitantes.

O município tem seu patrimônio histórico preservado, e tem sua história marcada também pelas passagens de Lampião, o Rei do Cangaço e de D. Pedro II, cada um à sua época. No Museu Delmiro Gouveia, podem ser encontrados vários registros históricos e culturais do município. Esculturas, pinturas e bordados criam peças variadas do rico artesanato, que retrata as paisagens e história da região. Seu folclore é marcado por danças, cantigas e encenações. A Missa do Vaqueiro é um importante acontecimento religioso/cultural do município. Assim é Delmiro Gouveia, onde a natureza e a história convivem em harmonia.

História O município começou a nascer a partir do povoamento que surgiu com a construção da linha férrea, e atraiu muitos moradores para a região. Seu nome é uma homenagem a Delmiro Gouveia, um visionário que trouxe grande desenvolvimento para a região, construindo, incrustada nos paredões dos Cânions do São Francisco, Angiquinhos, a primeira hidroelétrica do Nordeste e segunda da América Latina, inaugurada em 1913. Em 1914, foi inaugurada a Companhia AgroFabril Mercantil, indústria que fabricava linhas de coser, criando muitas vagas de emprego e atraindo mais trabalhadores para a região, fomentando ainda mais seu desenvolvimento. Nasceu aí a primeira vila operária do sertão. A Emancipação do município de Delmiro Gouveia veio em 1952, e hoje a cidade é sinônimo de desenvolvimento no sertão.

como chegar

Sobre a região

Lâmina extraída do material “Experimente o Velho Chico”, criado Pelo projeto Caminhos do São Francisco, uma iniciativa SEBRAE-AL.

baixar material

sobre o material

"Experimente o Velho Chico" é um projeto realizado pelo SEBRAE-AL, por meio das Agências de Atendimento Integradas em Penedo e em Delmiro Gouveia, que tem como finalidade integrar empresas do segmento e, consequentemente, desenvolver a cadeia turística da região.

participantes do trade
localizados na região

a região
vivida por eles

Algumas experiências para você viver momentos inesquecíveis e aproveitar as belezas naturais da região