home / regiões

conheça
nossas regiões

Conheça abaixo as cidades que fazem parte da região dos Cânions do São Francisco e que temos representantes no Trade

Piranhas conta com um rico acervo de objetos e fotos sobre o cotidiano sertanejo e a saga do cangaço. O município também é rico em expressões folclóricas, como o Reisado, Pastoril, Bandas de pífano e Blocos carnavalescos. A cidade também é marcada por eventos relacionados ao cangaço, e mantém grandes referência à época, por isso já foi cenário de diversos filmes ligados ao tema. Piranhas oferece uma paisagem excepcional, que vai desde a vegetação da caatinga (bioma que só existe no nordeste brasileiro) passando pelas belezas do Rio São Francisco, com suas águas verde-esmeralda, emoldurados pelos belíssimos cânions, passeio imperdível para quem visita a região. Por tudo isso, Piranhas hoje é o terceiro destino turístico de Alagoas, e uma das cidades mais importantes do Baixo São Francisco.

História Localizada no Sertão Alagoano, Piranhas teve origem no Século 18, quando servia de pouso para viajantes que percorriam a região. Ao ser visitada pelo imperador Dom Pedro II, em 1859, ganhou impulso comercial com a navegação a vapor pelo Velho Chico. Posteriormente, em 1881, com a chegada da Estrada de Ferro de Paulo Afonso, a economia local foi mais uma vez impulsionada até 1964, quando a ferrovia foi desativada. O nome do município tem origem pelo fato de embarcações que naufragavam no Rio São Francisco, próximo ao local chamado Riacho das Piranhas, onde os náufragos eram devorados por piranhas (peixe carnívoro). A história do município também foi marcada pelo cangaço, principalmente no episódio do cerco que deu fim ao bando de Lampião, o Rei do Cangaço. As cabeças dos cangaceiros mortos no episódio ficaram expostas na cidade.

como chegar

Sobre a região

Lâmina extraída do material “Experimente o Velho Chico”, criado Pelo projeto Caminhos do São Francisco, uma iniciativa SEBRAE-AL.

baixar material

sobre o material

"Experimente o Velho Chico" é um projeto realizado pelo SEBRAE-AL, por meio das Agências de Atendimento Integradas em Penedo e em Delmiro Gouveia, que tem como finalidade integrar empresas do segmento e, consequentemente, desenvolver a cadeia turística da região.

participantes do trade
localizados na região

a região
vivida por eles

Algumas experiências para você viver momentos inesquecíveis e aproveitar as belezas naturais da região